quinta-feira, 7 de julho de 2011

A CASA DE VISCONTI

Grandes Armas da Casa de Visconti

A Casa de Visconti teve início entre os séculos XII e XIII. Ganharam grande influência no período que seguiu o final das tensões entre Guelfos e Gibelinos. Os Guelfos, chefiados no Norte da Itália pelos Príncipes de Galli, perderam suas pretensões contra o Sacrossanto Imperador Romano Germânico. Em represália, os Imperadores da Alemanha alijaram os Galli de suas principais áreas de influência, que abrangia toda a Lombardia e a Toscana.

A Lombardia fora entregue em 1277 à Casa de Visconti, que por meio de seu membro mais influente, Oto Visconti, Arcebispo de Milão, passam a comandar a Cidade. Oto Visconti, apesar de Arcebispo, teve filhos e netos, e é com seus netos Mateus Visconti, Galeazzo I, Azzone Visconti, e o novo Arcebispo, João Visconti, que a saga da família continua.

João Galeazzo Visconti, o João de Bernanrdò, é oficialmente feito I Duque de Milão, em 1395, pelo Sacrossanto Imperador. Diz-se que os territórios sujeitos a seu domínio renderam a João Galeazzo em um ano - além da renda ordinária de 1 200 000 florins de ouro - outros 800 000 de súditos extraordinários.

João Galeazzo Visconti passa a ser João I, de Milão, e governa até 1402, quando morre, e é substituído por seu filho, João Maria I. O II Duque de Milão não consegue manter as conquistas da Casa, e o Ducado passa por um período de intensa desagregação, que dura até o assassinato de João Maria I, em 1412.

O III Duque de Milão é o irmão menor de João Maria I, que após contar com o apoio de alguns Príncipes Feudais, reconquista seu Trono, e volta a política expansionista do I Duque de Milão. O período do reinado de Felipe Maria I, III Duque de Milão foi considerado o mais brilhante da Casa de Visconto sobre o Milanês. 

Domínios da Casa de Visconti no século XIV.

Felipe Maria Visconti, O Último dos Visconti, morre em 1447, e sem deixar descendência. Os títulos e posses da Casa de Visconti foram legitimamente reclamados por  Luís XII da França, pois um antepassado seu, Luís de Turena havia desposado a Princesa Valentina Visconti, filha do I Duque de Milão, João I, de Visconti. 

Hoje os títulos e direitos da Casa de Visconti estão extintos, pois após o fim da Casa de Anjou da França, nenhum descendente da Casa de Visconti restara.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário