domingo, 15 de janeiro de 2012

Casa de Bourbon-Luxemburgo


A atual Casa Grão-Ducal de Luxemburgo é um Ramo da Casa de Bourbon-Parma, e surgiu com o casamento entre a Grã-Duquesa Charlotte I, de Luxemburgo e o Príncipe italiano Félix de Bourbon-Parma. A Grã-Duquesa Charlotte pertencia à Casa de Nassau, porém como o costume é o de que os filhos recebem o sobrenome do pai, surgiu assim a Casa de Bourbon-Luxemburgo, embora alguns autores de renome afirmem que a Casa de Nassau se mantém como a Casa Grão-Ducal Luxemburguesa.  

Do Casamento nasceu o Grão-Duque Herdeiro Jean de Bourbon-Luxemburgo, que assumiu a Coroa do Grão-Ducado de Luxemburgo em 12 de Novembro de 1964. Do casamento com a Princesa Joséphine Charlotte da Bélgica nasceram cinco filhos:

Princesa Maria Astrid de Bourbon-Luxemburgo,
Grão-Duque Henri, de Luxemburgo
Príncipe Jean de Bourbon-Luxemburgo,
Princesa Margaretha de Bourbon-Luxemburgo,
Princesa Guillaume de Bourbon-Luxemburgo. 

O Grão-Duque Jean de Luxemburgo renunciou ao Trono em 07 de outubro de 2000, quando seu filho mais velho, o Grão-Duque Herdeiro Henri de Bourbon-Luxemburgo tornou-se o Grão-Duque Henri I, de Luxemburgo.

Henri de Luxemburgo casou-se em 14 de fevereiro de 1981 com Maria Teresa Mestre y Batista, que passou a ser Maria Teresa de Bourbon-Luxemburgo. Do casamento nasceram cinco filhos:

Grão-Duque Herdeiro Guillaume de Luxemburgo,
Príncipe Félix de Bourbon-Luxemburgo,
Príncipe Luís de Bourbon-Luxemburgo,
Princesa Alexandra de Bourbon-Luxemburgo,
Príncipe Sebastien de Bourbon-Luxemburgo.

O Príncipe Louis de Boubon-Luxemburgo tem dois filhos:

Príncipe Gabriel de Bourbon-Luxemburgo,
Príncipe Noah de Bourbon-Luxemburgo.

Título do Grão-Duque do Luxemburgo

Sua Alteza Real Henrique, pela Graça de Deus, Grão-duque do Luxemburgo, Duque de Nassau, Príncipe de Bourbon de Parma, Conde palatino do Reno, Conde de Sayn, de Königstein, de Katzenelnbogen e de Diez, Burgrave de Hammerstein, Senhor de Mahlberg, Wiesbaden, Idstein, Merenberg, Limburg e Eppstein.

Nenhum comentário:

Postar um comentário