segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

CASA DE WIRTINISBERC

Brasão de Armas do Reino do
WÜRTTEMBERG

CARACTERÍSTICAS DA CASA REAL

SOBRENOME: von Wirtinisberc ou von Württemberg
TÍTULOS: O Chefe da Casa Real recebe o título de Duque de Württemberg, Príncipe Eleitor de Württemberg, Chefe da Casa Real de Württemberg. O Herdeiro recebe o título de Príncipe Herdeiro de Württemberg. Os demais membros recebem o tratamento de Príncipes de Württemberg e Duques de Württemberg, ou ainda de Princesas de Württemberg e Duquesas de Württemberg.
TRATAMENTO: Os Membros da Casa recebem o tratamento de Altezas Reais.
ATUAL CHEFE: Sua Alteza Real o Príncipe Carlos Maria, Duque de Württemberg
MODO DE SUCESSÃO: Sálica.  
 
A Casa de Wirtinisberc foi uma Casa Real alemã, do antigo Reino de Württemberg, na atual Alemanha. A origem do Reino deu-se, no século XI,  com um pequeno Condado com o mesmo nome, a Sudeste da atual Federação Germânica, entre o Esslingen e Bad Connstatt. Em 1495 a Casa de Wirtinisberc fora elevada a categoria de Ducado de Württemberg, por conta do grande crescimento econômico, e pela influência sempre crescente dos Condes de Wirtinisberc. 





Brasão de Armas do Ducado de Württemberg


As Armas originais de Württemberg são os três chifres de veado de sable, sob ouro. Tais armas foram, ao final do século XV, combinadas com os dois peixes d'ouro sob goles, do Conselho de Mömpelgard. Os três chifres de veado são conhecidos como Brasão da Casa de Wirtinisberc dês de 1228, e provavelmente são uma referência aos três chifres de blau do Condado de Nellemburg. Com o passar dos anos, as aquisições da Casa de Wirtinisberc aumentarma bastante, e com elas o seu Brasão d'Armas. Em capo esquartelado forma somados um campo de fuselo, ouro e sable, para os Domínios em Teck. O Estandarte Imperial para a recordação das obrigações feudais. Com isso, quatro elmos timbravam o escudo, cada um com seu respectivo timbre. Um águia para o Estandarte Imperial, uma cabeça de cachorro para Teck, além do cheire de veado e de um busto feminino.

Após a elevação da monarquia, de Ducado para Reino, em 1806, o Brasão d'Armas manteve a linha antiga, porém em sua maior versão, com dez repartições. Como suportes  foram escolhidos um leão, para representar Schwaben, e um veado, para representar Württemberg.Tais armas foram, em 1817 substituídas para fins práticos, por um  partido, primeiro d'ouro, com os três chifres de veado, e segundo, também d'ouro, com três leopardos de sable. O lema escolhido foi SURCHTLOS UND TREW ("Coragem e Lealdade"). 


Foram Reis de Württemberg:

Frederico I (1806-1816)

Guilherme I (1816-1864)

Carlos I (1864-1891)

Guilherme II (1891-1918)

Após o final da I Guerra Mundial, o Reino de Württemberg foi anexado à Prússia, e finalmente à Alemanha após a II Guerra. Guilherme II faleceu em 1921, e seu filho, Albrecht I, Duque Württemberg. Foram Duques de Württemberg após 1918:

Albrecht  von Wirtinisberc (1921-1939);

Philipp von Wirtinisberc (1939-1975);

Carl Maria von Wirtinisberc, Duque de Württemberg (Atual).

Nenhum comentário:

Postar um comentário