domingo, 19 de julho de 2015

A Casa Ducal de Orléans


CARACTERÍSTICAS DA CASA DUCAL

SOBRENOME: Orléans.
TÍTULOS: O Chefe da Casa Ducal recebe os títulos de Duque de Orléans e Par da França, Príncipe de Joinville e Par da França, Duque de Valois e Par da França; Duque de Nemours e Par da França; Duque d'Alençon; Duque de Saint-Fargeau e Par da França; Duque de Beaupréau e Par da França; Marquês de Coucy; Marquês de Folembray; Marquês de Mézières; Conde de Dourdan; Conde de Romorantin; Conde de Mortain; Conde de Bar-sur-Seine; Visconde d’Auge; Visconde de Domfront; Barão de Beaujolais; Senhor de Montargis. O Herdeiro da Casa recebe o título de Duque de Chartres e Par da França, e seu herdeiro o de Duque de Montpensier e Par da França. 
TRATAMENTO: Os Membros da Casa recebem o tratamento de Suas/Vossas Altezas Reais (dês da decisão do Rei Carlos X que concedeu o tratamento a Luís Felipe III d'Orléans).
ATUAL CHEFE: Henry, Duque de Orléans
MODO DE SUCESSÃO: Sálica.  

BREVE HISTÓRICO

A Casa d'Orléans é uma família Nobre de Sangue Real, que descendem do Rei Luís XIII da França. Por um breve período um de seus Membros reinou como "rei dos Franceses", porém este Almanach é regido pelas Regras Legitimistas da Monarquia, e desta forma os títulos e tratamento que seus membros receberam após 1830 serão desconsiderados, bem como suas "pretensões". 

A Casa de Orléans surgiu do Príncipe Philippe da França, filho do Rei Luís XIII, e portanto irmão do Rei Luís XIV. Ao nascer, em 1640, Philippe recebeu apenas o título de Príncipe da França, uma vez que o título de Duque de Orléans cabia a seu tio o Príncipe Gaston da França. Recebeu o título de Duque de Orléans em 1661, quando seu tio faleceu.

Philippe I d'Orléans.


Após a morte de Philippe, o título passou a seu filho mais velho, Philippe d'Orléans, que até então havia recebido o título de Duque de Chartres. Desta forma, Philippe d'Orléans ficou conhecido como Philippe II, Duque de Orléans. Após a morte de Philippe II, em 1723, o título passou para seu filho, Luís IV d'Orléans. 

Philippe II d'Orléans


Foram os Chefes da Casa de Orléans:

Philippe da França, Duque de Orléans (1640-1701);
Philippe II d'Orléans, Duque de Orléans (1701-1723);
Luís IV d'Orléans, Duque de Orléans (1723-1752);
Luís Philippe I d'Orléans, Duque de Orléans (1752-1785);
Luís Philippe II d'Orléans, Duque de Orléans (1785-1793);
Luís Philippe III d'Orléans, Duque de Orléans, e por um período "rei dos Franceses" (1793-1850);
Philippe III d'Orléans, Duque de Orléans (1850-1894);
Philippe IV d'Orléans, Duque de Orléans (1864-1926);
Jean d'Orléans, Duque de Orléans (1926-1940);
Henri IV d'Orléans, Duque de Orléans (1940-1999);
Henri V d'Orléans, Duque de Orléans (1999- atualmente)
    Herdeiro: François d'Orléans, Duque de Chartres. 

O Ramo Brasileiro da Casa de Orléans

Esta Casa, através do casamento entre o príncipe Gastão de Orléans, Conde d'Eu, com D. Isabel de Bragança, Princesa Imperial do Brasil, filha de Dom Pedro II do Brasil, juntou-se, nesse matrimônio, com a Casa de Bragança, formando um ramo da Família Imperial brasileira, que é atualmente o herdeiro dinástico caso volte a Monarquia Constitucional ao Brasil.

Este Ramo brasileiro da Casa d'Olréns divide-se em dois Ramos:
- A Casa Imperial do Brasil, cujos membros possuem o tratamento de "Altezas Imperiais e Reais" e possuem o título de Príncipes do Brasil.

- O ramo dos Príncipes de Orléans-Bragança (ou Orléans-Eu), cujos membros possuem o tratamento de "Altezas Reais" e possuem o título de Príncipes de Orléans-Bragança.